(32) 3321 4245 | 9 8891 7478

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

03/01/2019

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

Dentro da psicologia, existem diversos tipos de abordagens terapêuticas que podem solucionar transtornos psicológicos de todos os tipos. Entre suas abordagens, está a Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC.

A palavra “cognitivo” se refere às nossas cognições (nossos pensamentos), os quais exercem grande influência em nossos sentimentos, e consequentemente em nossos comportamentos. A palavra “comportamental” completa essa tríade entre PENSAMENTO, SENTIMENTO E COMPORTAMENTO, referindo-se aos comportamentos que apresentamos.

O ser humano funciona a partir do que pensa, sente e se comporta, levando em conta todas as suas vivências desde a infância. As nossas cognições (pensamentos) exercem influência sobre as emoções e comportamentos, e também, o modo como nos comportamos afeta significativamente os nossos pensamentos e nossas emoções. A TCC leva em conta também, os processos biológicos (por exemplo: genética, estrutura cerebral e funcionamento dos neurotransmissores).

Onde a Terapia-Cognitivo Comportamental age

A função da Terapia Cognitivo-Comportamental é ensinar o paciente a reorganizar seus pensamentos, emoções e comportamentos, para que ele aprenda a lidar com os sofrimentos que possam surgir, com maior facilidade e também evitar que muito dos seus sofrimentos, apareçam, reduzindo a angústia e promovendo bem-estar.

As intervenções cognitivos comportamentais promovem melhoria significativa em diversos transtornos emocionais, como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós traumático, transtornos alimentares e etc. Sendo a prática Terapêutica mais recomendada para o tratamento de tais transtornos. Vale ressaltar que nem sempre o paciente busca a TCC para tratar de algum transtorno, mas sente necessidade de esclarecer questões como: relacionamentos conjugais; luto, baixa auto estima; falta de controle da raiva; habilidades sociais; planejamentos futuros (estudos e/ou trabalho); orientação vocacional, fobias e diversos outros. Tem a função de fortalecer as qualidades do ser humano e ajuda na superação de suas adversidades.

Tendo consciência de seus pnsamentos

O terapeuta cognitivo-comportamental, direcionará o tratamento baseado nas considerações cognitivo, comportamentais, biológicas, sociais e interpessoais.

Em terapia, o paciente aprenderá a reconhecer e mudar o pensamento patológico (que causa sofrimento) em dois níveis de processamento de informações: pensamentos automáticos e esquemas. Os pensamentos automáticos são as cognições que passam rapidamente por nossas mentes quando estamos em meio a situações (ou pensando em situações que já ocorreram), são os pensamentos que não estão sujeitos à uma análise racional e cuidadosa, eles simplesmente surgem em nossa mente.

Os esquemas são as crenças que agem como regras para o processamento de informações, dão significados às informações vindas do meio ambiente. A TCC visa ensinar os pacientes a pensar sobre seus pensamentos, para que o paciente traga as cognições autônomas para seu foco de atenção e consiga então ter um controle consciente de suas cognições.

A Terapia-Cognitivo Comportamental precisa de participação

A Terapia Cognitivo-Comportamental utiliza de diversas técnicas e intervenções que mostram grande eficácia na vida de seus pacientes. Entende a estrutura psicológica individual de cada paciente e necessita de um relacionamento terapêutico colaborativo. Para que o desempenho do terapeuta seja eficaz, é preciso que haja a colaboração do paciente, realizando as tarefas, sempre sendo sincero e sendo frequente às sessões. Lembrando que a terapia continua no ambiente externo à sala de atendimento, seno imprescindível que o paciente aproveite cada oportunidade de colocar em prática tudo que aprende nos atendimentos.

A TCC leva em conta o passado do paciente, trabalha com o foco no presente, e promove melhorias que podem ser comprovadas também, no futuro.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e American Psycology como o modelo psicológico de maior eficácia.

Texto de Lilían Bertges

Pisicóloga da Clínica Ágape

BOAS VINDAS PARA BLOG

Aqui será o seu espaço de atualização e informação cotidiana em psicologia, neuropsicologia e áreas afins, porque neste local dedicaremos a você, notícia, vídeos, colunas e artigos informativos de nossos professores e alunos.

CATEGORIAS
Saúde mental (2)
ÚLTIMO COMENTÁRIO

Lucas Menezes

Apenas um teste

Fale pelo Whatsapp